Clínica Dentária Especializada Oeiras
|
Marcações 214 415 606
|

Como usar a fita ou o fio dental

“Mais importante do que utilizar antes ou depois da escovação, é utilizar o fio dental”, afirma o dentista. O fio deve fazer parte da rotina de cada pessoa. Uma dica dada pelos médicos dentistas é que, preferencialmente, USAR o fio dental antes, para garantir uma higiene adequada e completa.”

O procedimento para fazer a limpeza entre os dentes com fita ou fio dental é o mesmo. Como a ADA demonstra, siga estes passos:

• Corte um pedaço de fio ou fita dental de aproximadamente 40 centímetros de comprimento.

• Enrole uma das extremidades do fio ou fita em volta de um dos dedos médios. Faça o mesmo com a outra extremidade no outro dedo médio.

• Segure o fio ou a fita com o indicador e o polegar de cada mão para controle.

• Insira o fio ou a fita dental no espaço entre dois dentes e enrole-o na base do dente, formando um arco.

• Com um movimento de serra, para um lado e para o outro, passe delicadamente o fio ou a fita dental, deslizando para cima até sair do espaço interdental.

• Desenrole um pequeno pedaço de fio ou fita dental de uma mão e enrole-o na outra, para utilizar um pedaço limpo no próximo dente.

• Repita o movimento na superfície do dente oposto, invertendo a direção do arco.

• Insira o fio ou a fita dental entre os próximos dois dentes e limpe as superfícies da mesma maneira. Repita esse procedimento para todos os espaços interdentais.

Qual a importância em usar o Fio dental?

De maneira geral, o fio dental é feito para remover a placa bacteriana e outros resíduos que ficam agarrados entre os dentes, onde NÃO é possível com as cerdas da escova de dentes realizar a limpeza por que não costumam alcançar. O fio dental também é responsável por promover a limpeza da região subgengival, que também não é atingida pela escovação simples.

Quantas vezes usar Fio Dental?

O ideal é usar no mínimo 2 vezes ao dia, ou seja logo após as refeições principais. Ou mesmo a qualquer momento do dia após alimentar-se.

Qual FIO usar?

A decisão de usar fita ou fio dental depende de qual produto é a mais eficaz na limpeza entre os dentes e qual é mais fácil de usar, na sua opinião. Para pessoas cujos dentes são bem juntos, o Hospital de Winchester recomenda o uso de fio ou fita dental encerados. Algumas pessoas também podem achar difícil manusear o fio dental fino, especialmente se tiver dedos grandes. Nesse caso, o FDDC recomenda o uso da fita dental.

Pedido de Marcação de Consulta

Após pedido de agendamento, iremos confirmar por telefone a sua marcação.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.