O tártaro é aquela massinha endurecida no dentes.
Além da estética ruim, pode causar mau hálito e outros problemas sérios em relação a saúde bucal. Confira:
Higiene bucal correta
Toda prevenção em relação à saúde bucal começa com a correta higienização. Com o tártaro não é diferente.
O problema é causado pelo endurecimento do biofilme, que nada mais é do que restos de alimentos e microorganismos que se juntam em uma massa branca. Caso essa massa não seja retirada constantemente por meio da higiene bucal forma-se o tártaro. Dessa forma, a prevenção da doença passa pelo uso diário de fio dental, enxaguante bucal e escovação dentária ao menos 3 vezes por dia.
Limpeza dental profissional
Mesmo com todos os esforços sendo feitos na limpeza dental, o tártaro pode aparecer com o passar do tempo. Por isso, é recomendado visitar o dentista de seis em seis meses para fazer um check up de toda a boca e também para fazer a limpeza dental profissional. O procedimento garante a retirada do tártaro e aplicação de substâncias para garantir a saúde da boca a longo prazo. Para saber mais clique aqui.
Dieta regulada
Uma alimentação equilibrada faz bem para o corpo, para a mente e para os dentes! O açúcar é a principal fonte de energia dos microrganismo contidos na placa bacteriana (biofilme). Vale lembrar que não é preciso cortar a ingestão dessas comidas. A escovação 30 minutos após o consumo ajuda a combater o tártaro nessa situação. Mas a dieta regulada é importante para a saúde como um todo, então opte por frutas, verduras e alimentos naturais.
Creme dental adequado
O tártaro pode aparecer em maior quantidade de frequência de acordo com cada pessoa. Por isso, os que sofrem excessivamente com o problema podem optar pelo uso de pasta de dente voltada para combater o tártaro.
São muitos os produtos disponíveis no mercado com essa função. O creme dental para combater o tártaro contém abrasivos que promovem uma espécie de esfoliação na superfície do dente.
