Facetas dentárias são estruturas finas em cerâmica ou resina MUITO FINAS que se destinam a melhorar a estética e por vezes até a posição dos dentes.
Dentes escurecidos ou manchados, como resultado de traumatismo ou por consequência de desvitalização antiga mal sucedida, poderão ser corrigidos através de facetas.
No entanto, em alguns casos, é preciso antes do tratamento com as facetas realizar um tratamento de branqueamento interno, para que a faceta consiga corrigir a cor do dente, uma vez que a faceta é fina.
Diastemas, aquele espaço entre os dentes da frente (entre os incisivos mais comum) é possível corrigir com facetas também.
A forma dos dentes é possível também de ser melhorada através do tratamento com facetas dentárias. Muitas vezes, as fracturas ou cáries dentárias dos dentes anteriores são tratadas com resinas compostas ou chumbo da cor do dente, e que com o tempo acabam por se desgastar e ou ficar manchado ou escurecido. Isso acontece devido a porosidade e matéria orgânica na sua constituição, onde então sua substituição por facetas é bastante indicado.
No que diz respeito à sua durabilidade, dispomos da literatura e prática clínica informações que conferem a estes tratamentos com uma durabilidade grande, e uma resistência idêntica à dos dentes naturais. Sendo preciso somente uma boa higiene e manter as visitas ao seu médico dentista regularmente a cada 6 meses, como sempre indicamos.
Ou seja, ao colocar facetas dentárias é possível alterar completamente o nosso sorriso e de uma forma bastante rápida. Com este tratamento é possível mudar rapidamente a cor, a forma, a orientação, o tamanho e o comprimento dos dentes, onde muitas destas características sofrem alteração com o passar dos anos, pouco a pouco, e quando derrepente ao assistirmos vídeos e ou por fotos antigas nos damos conta destas mudanças.
Com esta técnica, de aplicação de facetas dentárias, consegue-se “esconder” ou corrigir pequenos defeitos dentários , alcançando resultados surpreendentes, fantásticos mesmo.
Duração das Facetas Dentárias
Para responder a esta questão, vamos citar que temos com experiência em nossa clínica, e por relatos em livros e revistas especializadas em medicina dentária, que apontam para uma duração de longos anos, entre 12 anos e até mais de 15 anos.
Tudo dependendo, é claro, dos cuidados do utilizador. Desde o tipo de alimentação, hábitos alimentares, e principalmente boas práticas com a higiene dentária.
É fácil entender que a duração da faceta varia de pessoa para pessoa.
ETAPAS DO TRATAMENTO
É um tratamento relativamente rápido e de resultados imediatos. Pois em poucas consultas, cerca de 3 a 4 consultas já se tem o tratamento pronto. Ou seja:
1º consulta: avaliação, fotos e modelos para planeamento digital.
2º consulta: Preparação dos dentes e colocação de provisórios.
3º consulta: cópia dos dentes preparados para serem digitalizados.
4º consulta: colocação das facetas, entrega do trabalho final.
Como podem ver pela sequencia acima, é rápido. E o mais importante, é um tratamento sem dor e ou desconforto ao utente.
Durante o uso das facetas provisórias, intervalo de tempo até a conclusão das facetas finais, há sempre tempo para avaliações tanto por parte do médico dentista, quanto do próprio utente em observar detalhes.
Quando for conveniente alguma alteração, como por exemplo na cor, no tamanho, inclinação, tudo observado e avaliado pelo médico dentista especialista e comunicação direta com o paciente, onde sua opinião é sempre ouvida e discutida dentro dos requisitos técnicos.
Tudo para se encontrar a excelência no resultado final do tratamento.